Marília de Dirceu
A.V.Guignard
O drama cômico é a disputa amorosa que fazem entre si os componentes do triângulo constituído por Marília, Dirceu e Doroteu. O contraste entre os personagens, tendo como pano de fundo a Vila Rica setecentista, é trazido para a contemporaneidade pela pureza da leitura parnasiana de Donadon-Leal, pelo rigor fescenino de Athayde e pela narrativa importada de Gonzaga. Marília surge em cena e se expressa pela dança e pela música, sem palavras para um discurso que é cristalino em sua recorrência. Doroteu e Direceu debatem entre si com os conflitos da paródia, sátira e luxúria do primeiro se contrapondo ao idílio do segundo. Esse embate verbal ecoa na música que ressalta os motes e os afetos dos personagens.A.V.Guignard
O inusitado da trama e do desfecho se contrapõem à resolução histórica ou romântica do arcadismo e dos que seguem seus passos, extrai-se da diacronia de expectativas estéticas e comportamentais o universal das paixões humanas atemporais.


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