Em sua carreira lírica internacional, Diva Pieranti cantou com os maiores nomes do cenário operístico mundial e hoje, além de dirigir óperas, é professora de canto. Entre seus alunos, Isabel Porciuncula (vencedora do Concurso Intercional de Canto como melhor brasileira e quarta colocada como internacional), Mirna Rubin ( primeiro lugar no Concurso Nacional de Canto em Brasília), Teresa Fagundes (concertista), India Tiso e George Sauma ( O Tatalo do "Toma lá dá cá").
Nascida no Brasil, de pais italianos, estudou canto com renomados professores brasileiros e, no exterior, com Pina Mônaco, maestro Flaminio Contini, professor Do Maggio Florentino e Mimo Campanino em Napolis.
Fez sua estréia como solista aos dezoito anos, no Teatro Municipal do Rio de janeiro, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro Jean Constantinescu. As suas primeiras óperas foram La Bohème (Musetta), Barbeiro de Sevilha ( Rosina ) e Elisir d’Amore ( Adina). Tanto no Brasil como no exterior, cantou ao lado de grandes nomes da cena lírica como Gigli, Mario Del Monaco, Beniamino Tagliavini, Di Stefano, Rossi , Lameni, Tito Schipa, Boris Christoff, Giuglio Neri, Renata Tebaldi, Pia Tassinari, Fedora Barbieri e Elisabetta Barbato. Atuou sob a direção de muitos importantes maestros, entre eles, Túlio Serafin, Antonino Voto, Emilio Tieri, Molinari Pradello, Albert Wolff, Patane, Edoardo Guarnieri, Eleazar de Carvalho e Santiago Guerra. A sua carreira desenvolveu-se não só nos teatros de Ópera do Brasil, mas também nos palcos do Carlo Felice de Genova, Ópera Municipal de Nápoles, Ópera de Montecarlo e nos Teatros Colon de Bogotá, Municipal de Caracas e São Carlos de Lisboa.
domingo, 4 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário